Fazer uma viagem internacional, é sem dúvida, muito empolgante! Mas devemos ficar atentos a alguns detalhes importantes, principalmente se for a primeira, para não termos surpresas que podem ser desagradáveis.
Listamos algumas dicas que são importantes levar em consideração quando estiver organizando a sua viagem.
1 – Passaporte Válido
É extremamente importante que seu passaporte esteja dentro da validade durante todo o período de sua viagem. Se você ainda não tem passaporte, verifique através do site da Polícia Federal https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/, as informações e procedimentos necessários para a obtenção do mesmo. Fique atento aos prazos do processo desde o seu agendamento até o recebimento, e somente com ele em mãos, é que você deve iniciar de fato, a sua programação.
Para a maioria dos países da América do Sul, não é necessário passaporte. Você pode viajar apenas com seu RG, desde que tenha sido emitido há menos de 5 anos.
2 – Visto
Verifique com antecedência, se o destino escolhido exige um visto específico de entrada e permanência no país. Para brasileiros, não é necessásio visto para entrada nos países da América do Sul.
Para destinos como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, China, Ìndia e Egito, o Visto é obrigatório. Atente-se aos prazos de emissão deste documento nos sites das embaixadas destes destino.
No caso da Europa, o visto é concedido no momento da sua chegada ao país, na passagem pela Imigração. Geralmente ,os oficiais fazem algumas perguntas a fim de confirmar que sua permanência naquele país é só para lazer. Aconselhamos a levar sempre uma pastinha organizada com seus documentos, Carta Convite (se for ficar na casa de amigos ou parentes), comprovantes de estadia em hoteis, Extratos de contas bancárias, Cartão de crédito internacional, Seguro viagem, dinheiro em espécie, e também, a passagem de volta ao Brasil, Certificado de vacinação para a Covid-19.
Nas nossas viagens, sempre levamos tudo isso, por que precaução nunca é demais! hehe
3 – Seguro Viagem
O seguro viagem é indispensável para sua viagem internacional. Em alguns países, é obrigatório. O seguro viagem é a garantia de que você será totalmente assistido caso precise de atendimento médico e hospitalar, caso necessite. Escolha cautelosamente o seguro que melhor te atenda, incluindo internação para a Covid-19.
4 – Certificado de Vacinação Covid-19
Logo após a pandemia do Covid-19, alguns países exigiam o Certificado Internacional de Vacinação, e até um teste PCR negativo feito em menos de 72h para entrar no país. Hoje em dia, não está sendo muito exigido, mas orientamos que leve o Certificado junto com seus documentos, pois cada país tem suas próprias exigências nas fronteiras. O Certificado Internacional para a Covid-19 pode ser emitido pelo aplicativo do SUS ou Gov.com.
5 – Outras Vacinas
Alguns países exigem o comprovante de vacinação contra a Febre Amarela, para entrada no país, como China, Bolívia, Tailândia, África do Sul, entre outros. Então, é imprecindível que você verifique estas exigências de vacinação para o seu destino.